Serve 12 lugares à mesa.
Composição: 12 jogos americanos.
Tamanho aproximado da peça
Largura: 39 cm
Altura: 39 cm
Cuidados: Lavar com água em temperatura ambiente. Não expor à alvejantes.
HISTÓRIA, CULTURA E TRADIÇÃO
A renda Filé se tornou famosa no Brasil a partir do Estado de Alagoas, mais precisamente no litoral Sul.
Diversos tipos de bordados e rendas chegaram ao Brasil no século XVIII, trazido pelos Portugueses, mas foi em Alagoas que o Filé fincou raízes e foi aprimorado, tornando-se conhecido mundialmente.
O nome filé vem do francês “filet” quer dizer rede, sua produção é feita sobre uma rede(tela) de fios. Essa trama de fios envolve um processo elaborados e que foi aperfeiçoado através desse período histórico de repasses entre gerações, culturas e países.
Foi na região da costa nordestina que a técnica fundiu-se com a herança da cultura material indígena, sua arte de tecer a palha, cestarias, na construção de instrumentos de pesca e outros utensílios com as fibras vegetais.
Com o estabelecimento do ensino em escolas indígenas, e a intenção de uma educação "civilizatória", muitos ofícios foram praticados e ensinados pelas missões religiosas, além da reza e da leitura, a produção de rendas e bordados, era uma pratica comum especialmente entre as mulheres.
Alguns historiadores acreditam que sua origem vem do antigo Egito, porém sua procedência esteve ligada a certas áreas da península ibérica, nesses últimos séculos, sendo encontrado técnicas semelhantes em localidades de Portugal ( Minho) e da Itália ( Pistoia), em seguida aportando no Brasil colonial.
Dessa mistura de povos, tradições e culturas, surgiram essas ricas e belas técnicas que tão sabiamente foram preservadas, passando de geração a geração e formando ao longo da história, a cultura do bordado filé, que não só se manteve, como também se desenvolveu até a forma como a conhecemos nos dias de hoje. O filé não é apenas um bordado, mas um pedaço da nossa história.